quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Alguns portos já atendem 75% das exigências ambientais", assinala Maia Porto

O gerente de Meio A mbiente da ANTAQ, Marcos Maia Porto, fez um balanço positivo do 1º Seminário sobre Gestão Ambiental Portuária. O encontro, que foi promovido pela Secretaria de Portos e pela Agência, nos dias 8 e 9 de novembro, reuniu, durante um dia e meio, no auditório da ANTAQ, em Brasília, especialistas ambientais e representantes de órgãos de regulação do meio ambiente em torno de um amplo debate sobre a questão dos resíduos nos portos brasileiros.

Maia Porto abriu a parte técnica do evento, apresentando uma comparação entre as avaliações da gestão ambiental dos portos, realizadas pela ANTAQ em 2006 e 2010. Segundo ele, houve um expressivo avanço no resultado da gestão ambiental portuária nesse período. "Em 2010, tivemos uma média de atendimento de 65%. Se desconsiderássemos nesse cálculo um ou dois portos que estão realmente com mais dificuldades, teríamos alcançado uma média ainda mais expressiva”, apontou.

O gerente de Meio Ambiente da ANTAQ explicou que vários portos apresentaram atendimentos às conformidades ambientais acima de 75%. “Podemos dizer, inclusive que, hoje, há um porto brasileiro que é excelência em gestão, o Porto de Itajaí", disse, citando entre as conformidades que mais evoluíram a dos Setores de Gestão Ambiental - SGA, objeto de uma portaria específica da SEP. “Há conformidades atendidas por 80% dos portos, prosseguiu, e vários portos estão licenciados ou em processo final de licenciamento, uma situação que não tínhamos em 2006”.

O gerente da ANTAQ comentou também que a legislação referente ao tratamento de resíduos, em especial à recente Política Nacional de Resíduos Sólidos, é muito pró-ativa, o que ajuda no seu cumprimento. “Enfim, o evento foi um sucesso, pois abordou desde a regulação referente à gestão ambiental portuária até à prática do tratamento dos resíduos nos portos”, destacou.

Maia Porto ressaltou a participação no evento de órgãos reguladores ambientais, como o Ministério do Meio Ambiente e o IBAMA, da Marinha do Brasil, de grande número de portos organizados e terminais portuários e de empresas privadas, como a Petrobras, a Vale e outras do ramo de reciclagem de resíduos. “Tenho certeza que abrimos um canal importante para a realização de novos encontros”, finalizou, destacando a parceria co m a Secretaria de Portos, a seu ver fundamental para o sucesso do evento.

Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ
Fone: (61) 2029-6520
FAX: (61) 2029-6517

Nenhum comentário:

Postar um comentário