domingo, 2 de outubro de 2011

Joinville terá o maior número de competidores na Olimpíada do Conhecimento

Florianópolis, 30.09.2011 - Com quatorze representante, Joinville será a cidade catarinense com mais representantes na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das Américas. Programada para os dias 26, 27 e 28 de outubro, a competição vai envolver 117 estudantes de cursos de educação profissional do SENAI, com provas em 13 cidades. Os jovens vão disputar vagas para a etapa nacional em 30 ocupações e, para conseguir o ouro, complementam seus estudos para chegar ao nível dos melhores do Brasil em suas áreas.

Os estudantes de Joinville vão participar das provas nas ocupações de Tornearia CNC, Fresagem CNC, Mecânica de Precisão, Web Design, Metrologia Dimensional, Design da Moda - Vestuário, Panificação, Confeitaria, Mecânica de Automóveis, Instalação e Manutenção de Redes PC e Robótica Móvel. A cidade de Joinville também será sede das provas de Tornearia a CNC, Mecânica de Precisão, Robótica Móvel, Panificação, Confeitaria e Metrologia Dimensional.

Na última edição da etapa estadual, Joinville foi a cidade sede e conquistou oito medalhas de ouro. Os alunos anfitriões venceram em Fresagem a CNC, Instalação e Manutenção de Redes, Mecânica de Precisão, Metrologia Dimensional, Robótica Lego, Robótica Móvel, Tornearia a CNC e Web Design.

Entre as ocupações em disputa este ano, a de robótica móvel é a que possui maior expectativa. Isso porque, pela segunda vez consecutiva, os alunos da unidade que participaram da Olimpíada do Conhecimento nas edições anteriores conseguiram vaga na WorldSkills Competition, a competição mundial de profissões. Esse histórico de bom desempenho é conhecido pela estudande Camila Possamai, de 18 anos, que integrará uma das duplas que disputarão vaga na etapa nacional. E, por isso, ela vem se preparando há mais de um ano. Treinando e sendo orientada cerca de 7 horas por semana, a estudante ampliou em quase 25% a carga horária de sua formação no curso técnico em Automação Industrial, que é de 1600 horas.

A preparação final das duplas de Joinville inclui ainda a orientação do instrutor do SENAI Andrei Belegante, que em 2009 disputou o WorldSkills no Canadá, ainda como estudante. "Acho que será um conhecimento que conseguirei levar para mercado de trabalho, pois o treinamento é uma aplicação do que estou aprendendo no curso", diz Camila. Segundo a estudante, a lógica de programação usada nas tarefas com o robô é a mesma que depois pode ser aplicada em tarefas de automação industrial. Camila terá que executar tarefas como passar por um labirinto sem encostar nas paredes e depois identificar as peças , ou ainda pegar peças e leva-las a determinados locais.

Em provas contextualizadas da Olimpíada do Conhecimento, os estudantes mobilizam conhecimentos, habilidade e atitudes necessários ao desempenho de atividades existentes no meio industrial. Para isso, eles precisam seguir padrões de qualidade e produtividade. Para o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda, eventos como a Olimpíada do conhecimento incentivam a evolução contínua de alunos e docentes, além de promover o intercâmbio de experiência entre os profissionais que compõe o SENAI. Também é uma forma da instituição melhorar constantemente a educação profissional oferecida.

Conheça as ocupações que os estudantes de Joinville irão participar
Tornearia CNC - Heitor de Borba Amaral
Fresagem CNC - Guilherme Arthur Wanderbroock Vilvert
Mecânica de Precisão - Jonathan Koehler
Web Design - Caio Cidral Ramos
Metrologia Dimensional - Lara Guimarães Resende Teodoro
Design da Moda - Vestuário - Karina Cardoso Tchornobai
Panificação - Marcos Tobaldini
Confeitaria - Fábio de Oliveira Silva
Mecânica de Automóveis - Romário Pedro Vieira
Instalação e Manutenção de Redes PC - Eduardo Augusto Klosowski
Robótica Móvel - Joao Pedro Machado Pinheiro
Robótica Móvel - Camila Possamai
Robótica Móvel - Ronan Henrique Medeiros
Robótica Móvel - Mayron Lucas Corrêa

Sobre o SENAI Santa Catarina

O SENAI/SC apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias captassem recursos de inovação.

Diogo Honorato
Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC
48 3231-4674
48 9981-4642

Nenhum comentário:

Postar um comentário