terça-feira, 27 de setembro de 2011

Workshop de Metalmecânica será terça e quarta (27 e 28), em Joinville

Florianópolis, 23.09.2011 - O SENAI promove em Joinville, na próxima terça e quarta (27 e 28 de setembro), o Workshop Internacional Novas Tecnologias Aplicadas ao Setor Metalmecânico. O encontro terá participação de especialistas do Fraunhofer de Tecnologia da Produção, da Alemanha, e do Instituto Tecnológica da Aeronáutica (ITA). O evento será realizado no auditório da Associação Empresarial de Joinville e será centrado na produção de moldes com microusinagem e com tecnologias laser. Mais informações pelo fone 0800 18 1212 e pelo site www.sc.senai.br.

Veja a programação



27/9

18h30 Credenciamento

19h Abertura

20h "Otimização da Cadeia de processos produtivos", com Kristian Arntz, Fraunhofer de Tecnologia da Produção (IPT).

28/9

8h30 "Avaliação Tecnológica e Organizacional e Proposta de Melhorias de Empresas do Setor Metalmecânico", com Jefferson Gomes/ ITA

9h30 Fabricação de moldes por micro-usinagem, com Benedikt Gellissen, do Instituto Fraunhofer de Tecnologia da Produção (IPT)

10h45 "Avanços em tecnologia de fresamento: do fresamento convencional para o HSC", Benedikt Gellissen, do Instituto Fraunhofer de Tecnologia da Produção (IPT)

13h30 Aplicação do Laser como Ferramenta de Fabricação de Moldes, com Kristian Arntz, do Instituto Fraunhofer de Tecnologia da Produção (IPT)

14h30 Rastreabilidade a laser para metais e polímeros, com Rafael Bottós , da Welle Tecnologia Laser

15h45 Aplicações Tecnológicas de Engenharia Reversa e Prototipagem, com José Mário Fernandes Júnior/ SENAI/SC

17h Manufatura Digital: Tecnologia na melhoria do processo produtivo, com Jefferson Gomes/ ITA .

Conheça os palestrantes

Benedikt Gellissen - pesquisador do Departamento de Tecnologia de processos do Instituto Fraunhofer de Tecnologia da Produção (IPT), da Alemanha, no departamento de corte de alta performance, com foco em tecnologias para ferramentarias e moldes. Falará sobre fabricação de moldes por microusinagem e sobre avanços em tecnologia de fresamento.

Kristian Arntz - chefe do Departamento de Processamento de Materiais a Laser Instituto Fraunhofer de Tecnologia da Produção (IPT). Desenvolveu os processos para uso eficiente da radiação a laser como ferramentas na cadeia de valor industrial. Tratará da aplicação do laser como ferramenta para fabricação de moldes.

Jefferson de Oliveira Gomes - professor e coordenador do Centro de Competência em Manufatura do Instituto Tecnológica da Aeronáutica (ITA). Abordará: avaliação tecnológica e organizacional e proposta de melhorias nas empresas do setor metalmecânico. Também apresentará o tema Manufatura digital (simulação da produção em computador para identificar oportunidades de melhoria).

Rafael Bottós - presidente da Welle Tecnologia Laser. Sua palestra abordará a restreabilidade a laser para metais e polímeros.

José Mário Fernandes de Paiva Júnior - professor e coordenador de curso superior de tecnologia do SENAI em Joinville. Tratará sobre aplicações tecnológicas de engenharia reversa e prototipagem.

Sobre o SENAI Santa Catarina

Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI/SC apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias captassem recursos de inovação.


Diogo Honorato
Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC
48 3231-4674
48 9981-4642

Nenhum comentário:

Postar um comentário