quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Em inauguração de reservatório de água, Governo do Estado reforça que Casan continuará pública

Criciúma (28/9/2011) - O governador Raimundo Colombo e o presidente da Casan, Dalírio Beber, voltaram a afirmar que a empresa continuará pública, e que a venda de 49% das ações servirá para formar um fundo de investimento em saneamento básico em Santa Catarina, que tem um dos piores índices no Brasil. A defesa da Casan pública foi feita durante o evento de inauguração do Reservatório Pulmão, em Criciúma.



No dia 20 de setembro, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto que permite ao Governo do Estado vender 49% das ações da Casan para companhias, públicas ou privadas, especializadas no setor de saneamento básico. O governador Raimundo Colombo observa que o texto do projeto é claro, e que o Estado mantém 51% das ações e o controle da gestão da Casan. "Nós vamos buscar recursos, públicos ou privados, para que a Casan possa fazer a contrapartida de financiamentos para o projeto de saneamento ambiental que vai universalizar o atendimento da rede de esgotos nos 198 municípios de sua área de atuação, até o ano de 2025", conclui o governador.



Para a primeira etapa do projeto, já estão assegurados recursos da ordem de R$ 1,5 bilhão em investimentos nos próximos três anos, visando ampliar a cobertura de esgotos dos atuais 16% para 45%. O presidente da Casan, Dalírio Beber, explica que essa não é uma obra nova, mas que é fundamental para a melhoria dos serviços de saneamento. "Estamos promovendo uma política de saneamento para atender a todos os municípios atendidos pela Casan, e podemos dinamizar isso com a melhoria das obras existentes", avalia.



Novo reservatório - O Reservatório Pulmão de Criciúma integra o Sistema de Abastecimento de Água da região e vai favorecer o abastecimento de água tratada para 226 mil pessoas. O novo reservatório, com investimento de R$ 4,2 milhões, vai atender integralmente os municípios de Criciúma, Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá, Nova Veneza e parte de Içara.



A obra consiste de um conjunto de três novos reservatórios apoiados em concreto armado e com capacidade total de armazenagem de 10,4 milhões de litros de água. Atualmente, o município pode armazenar até 8 mil m³ e, com o novo reservatório, conseguirá armazenar 18 mil m³. "Este investimento é importante para garantir o abastecimento de água na região de Criciúma em todas as épocas do ano, afim de que não haja contratempos para a população, nem prejuízos para o setor produtivo", explica o presidente da Casan, Dalirio Beber.



Informações adicionais:

Rafael Wiethorn

Secretaria de Estado de Comunicação

E-mail: rafael@secom.sc.gov.br

Telefone: (48) 3221-3045

Nenhum comentário:

Postar um comentário