sexta-feira, 25 de maio de 2012

Testes de uso de drogas e de bebidas alcoólicas


Por Emerson Souza Gomes (*)

Uma das novidades da Lei 12.619/2012 é que motorista profissional tem por obrigação se submeter a teste e a programa de controle de uso de drogas e bebidas alcoólicas instituído pelo empregador.
A medida visa não só prover segurança nas estradas, mas – principalmente – assegurar a saúde e a segurança do trabalhador. É neste prisma que deve ser focada a obrigação, sobretudo por conta de que testes toxiológicos violam a intimidade.
Não é por demais lembrar que a intimidade está protegida no texto constitucional. Assim, para que a transportadora possa exigir teste do gênero – sem violar a garantia constitucional – deverá ter de antemão funcionando programa educativo. De outro modo a simples exigência do teste violará a intimidade e, por conseguinte, exporá o empregador a ressarcimento de eventual prejuízo, bem como, a medidas administrativas levadas a efeito pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Outra nota que visa diminuir riscos na aplicação da Lei é que o referido teste não pode ser exigido na fase de seleção.  Não se trata de “teste admissional”. Isto por igual motivo. Entender possível o empregador condicionar a concorrência da vaga de emprego, que o candidato abra mão do direito à intimidade, é no todo ilegal.  Nestas situações a legislação prevê a possibilidade da contratação por prazo determinado, especificamente, do uso do contrato de experiência, meio hábil para avaliar a performance técnica e a conduta do empregado.

(*) advogado, especialista em direito empresarial, sócio da Pugliese e Gomes Advocacia, www.pugliesegomes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário