quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Já está disponível na internet a base integrada de informações de Joinville

"Antes era um drama. Não tínhamos informações de Joinville e as poucas eram desatualizadas. Hoje, com o SIMGeo, temos informações em tempo real, com qualidade e fonte de pesquisa", disse o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Adelir Stolf, no lançamento do site do SIMGeo (Sistema Municipal de Informações Georreferenciadas), na Sociesc, na noite desta quarta-feira (14). Cerca de 200 pessoas entre empresários, representantes de universidades, imobiliárias e setor público acompanharam a apresentação que mostrou como funciona navegar pelo o que está sendo chamado de "Google Earth" de Joinville.

"Tenho clareza da importância da informação e da transparência. Se tem algo que me orgulho é que estamos criando procedimentos na cidade. O SIMGeo vai ajudar a governar melhor e vai ajudar a aplicar cada real de forma mais justa. Que ninguém mais compre na cidade um imóvel que possa alagar e que não saiba disso. A informação não vai ficar escondida", disse o prefeito Carlito Merss.

Joinville é a primeira cidade no Brasil a ter uma base cartográfica de todo o território. O município se tornou referência no assunto e ganhou até um prêmio em 2010 da Sociedade Brasileira de Cartografia pelas atividades desenvolvidas. O SIMGeo é fruto desse trabalho: um sistema que integra todas as informações cartográficas (mapas) com um cadastro completo obtido por tecnologia de ponta.

Ao utilizar tecnologia como ortofotos com resolução espacial de 7 cm, restituição aerofotogramétrica, perfilamento a laser, entre outras, a cidade alcançou um rigoroso nível de detalhamento que agora está disponível para todos que acessarem o site da prefeitura. É possível navegar no SIMGeo (que tem a forma do Google Earth mesmo) e pesquisar centenas de informações que serão encontradas no imóvel que o internatura parar como : delimitação de lotes, susceptibilidade a deslizamentos, mancha de inundação, cota 40, APP de morro.

É possível saber o mapeamento das rotas de transporte coletivo, todos os equipamentos urbanos (como escolas e hospitais), focos da dengue, maior geração de resíduos sólidos, postos de combustíveis, pontos turísticos, sítios arqueológicos, imóveis tombados, entre outros.

Outra vantagem é que consultas de viabilidade poderão ser realizadas pela internet, em casa. O contribuinte não precisará se deslocar até a Prefeitura para saber sobre plano viário, limite de terras da marinha ou imóveis com interesse de preservação. Além disso, foram recuperadas fotos aéreas de Joinville desde 1937 e que serão disponibilizadas em breve. Todo material pesquisado pode ser impresso.

Fonte: Prefeitura Municipal de Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário