terça-feira, 20 de setembro de 2011

Palácio Cruz e Sousa participa da 5ª edição da Primavera dos Museus

Florianópolis (20/9/2011) - O Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, administrado pelo Estado por meio da Fundação Catarinense de Cultura, entra em sintonia com outras instituições brasileiras durante a 5ª edição da Primavera dos Museus, com o tema "Mulheres, Museus e Memórias".

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus ocorre anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

A palestra Dança da Ratoeira: Uma herança trovadoresca na cultura catarinense será apresentada, nesta quarta-feira (21), às 19h, com os palestrantes: Nereu do Vale Pereira e Sumaya Lima. As palestras são abertas ao público.

Por ocasião da exposição fotográfica Patrimônio Caeira, será realizada uma conversa sobre a dança da Ratoeira, uma ciranda de origem açoriana, na qual se lançam desafios em trovas. Os palestrantes comentarão sobre uma possível relação histórico-cultural com o trovadorismo lusitano e a presença dessa dança no Caeira do Saco dos Limões.

Mais sobre os palestrantes

Sumaya Lima : É doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Estudos Literários pela PUC-Rio. Foi professora assistente na UEMS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e na UFSC. Sua área de estudos compreende cultura, cinema, gênero e interseccionalidades. Organizou o livro Retratos (2011) ? histórias contadas ou vividas na comunidade do Caeira do Saco dos Limões, Florianópolis, SC e elaboradas por três moradoras, durante o projeto Patrimônio Caeira, do qual foi a coordenadora.

Nereu do Vale Pereira: É Phd em Ciências Humanas e Sociais Natural de Florianópolis (13/09/1928), onde desenvolveu toda a sua formação básica e superior com pós-graduação em outros centros e países. Sociólogo e economista, especializado em Planejamento Econômico, Sociologia e Planejamento Educacional. É doutor e livre docente. Seus trabalhos técnicos, estudos e pesquisas estão voltados para a etnografia, folclore, museologia, análise ambiental e registros da cultura açoriana em Santa Catarina. É autor de dezoito livros, centena de artigos científicos e vídeos sobre cultura açoriana, com ênfase em Florianópolis e no Ribeirão da Ilha.

Informações adicionais:
Marilene Rodrigues
Fundação Catarinense de Cultura
E-mail: marilenerodrigues@fcc.sc.gov.br
Telefone: (48) 8802-1822

Nenhum comentário:

Postar um comentário