sábado, 6 de junho de 2009

Jornal A Noticia, 11-04-2005

Feira do Livro de Joinville reuniu autores da região

Marlise Groth

Joinville - O dia de sol contribuiu para que o joinvilense saísse de casa no domingo e prestigiasse a segunda edição da Feira do Livro, realizada na praça Nereu Ramos, bem no centro da cidade. Com a presença de escritores de Blumenau, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Itajaí e Joinville, pela manhã, o evento contou com a apresentação de poesias e leitura de textos pelos próprios escritores e um anúncio que deve mexer com o cenário cultural catarinense em 2006: editores de Jaraguá do Sul prometem realizar a primeira semana literária de Santa Catarina, evento semelhante ao que ocorre em Parati, no Rio de Janeiro. "O Estado comporta um evento do gênero e nós temos que fomentar esse tipo de iniciativa para valorizar os autores locais e estimular o acesso ao livro", registra o escritor Carlos Henrique Schroeder.
Para o maranhense J. C. Ramos, escritor radicado em Itajaí, que autografou "Fragmento Essencial" (ed. Momento Atual) e distribuiu preservativos embalados em poesia, eventos como o de Joinville "são de suma importância para a cultura brasileira". Ele marcou presença nas feiras de Itajaí, Balneário Camboriú e Blumenau e promete prestigiar os jaraguaenses em 2006. Escritora e poeta Neida Woberto, de Blumenau, diz que é preciso "diminuir a distância entre o povo e o livro e facilitar o acesso aos escritores". Blumenau compareceu ao evento com sete representantes, inclusive com sua mais jovem revelação: Lorraine Beatrice, uma escritora que lançou sua primeira obra aos 12 anos. No sábado, o jornalista Celso Martins, de Florianópolis, e integrante da equipe de A Notícia, autografou o livro "Anita Garibaldi - A vida de uma heroína", lançado em 2004 pela editora paulista Anita Garibaldi.


preços

Com roupas leves e boné para se proteger do sol, Rosângela Dornelles visitou a feira acompanhada da família. Gostou dos preços, especialmente dos títulos voltados para a educação de adolescentes e literatura infanto-juvenil. "Tenho filho nessa idade e prestei mais atenção nesse tipo de literatura", justifica. O advogado Emerson Souza Gomes aproveitou a manhã para vasculhar um estande de sebo. "Os livros e as ofertas são variadas e, num País onde o público está sempre preso a veículos rápidos de mídia, como o rádio e a televisão, a feira oferece o acesso, um contato mais direto com o livro", afirmou. Do seu ponto de vista, uma maneira de atrair os moradores da periferia para a feira é trazer atrações que façam sucesso nesses bairros. "Grupos populares de música, canto, teatro", ilustrou. O vice-prefeito e presidente da FCJ, Rodrigo Bornholdt também visitou os estandes no domingo à tarde. Entre o dia de abertura, na sexta-feira, e sábado à noite, foram comercializados 5 mil livros.
A feira prossegue até 17 de abril, das 9 às 21horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário