quinta-feira, 14 de maio de 2009

Porque a justiça é lenta III

Os juros no judiciário são inferiores aos de mercado. Vale à pena pagar só no judiciário. Isto pode aparentar que a justiça lenta beneficia os devedores. Não. Quem não tem dinheiro para pagar as suas dívidas não paga nem no judiciário, nem fora dele.

A justiça lenta no fundo é um investimento e organismos econômicos de grande porte são os maiores investidores. Já ouviu falar daquela história da “tarifazinha” cobrada indevidamente de um centena (?!) de usuários, mas que apenas um meia dúzia chega a reclamar no judiciário? Pois bem, a justiça lenta desestimula que o cidadão busque o que é seu, o que faz com que muitos paguem para não se incomodar.

Quem ganha? Quem cobra o indevido! Ganha pelos que não reclamam e ganha devolvendo aos que reclamam com juros abaixo do mercado. É puro investimento. É pura finança. E ainda falam que “não” existe indústria de dano moral no Brasil (Existe e quem a estimula é quem não cumpre a lei de forma contumaz)

Outra....já imaginou se os bancos tivessem que pagar todo o expurgo inflacionário das poupanças em uma semana?...Uma semana é um absurdo?! ....Tu achas!....O dinheiro nem poderia ter saído da tua conta (aliás, ele nem entrou).

Outra, outra.... o governo é cliente do poder judiciário (o governo e a turma aí de cima que eu citei). Nos tribunais, é o principal réu. Governo federal, então...nem se fala... É cliente vip. Então a justiça lenta beneficia o próprio governo. (Mas se o governo geralmente perde, porque não passa a cumprir a lei? Este é um outro tema.)

Por fim se governo, teles, bancos e outros páreos se beneficiam da justiça lenta, me dá um motivo para a justiça não ser lenta!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário