terça-feira, 12 de maio de 2009

Porque a justiça é lenta II

Já viu algum político subir em cima do banquinho na época de eleição dizendo que vai lutar por investimentos no poder judiciário? Digo, colocar mais juízes, contratar e especializar funcionários, criar mais varas, fóruns.... Não. Ninguém promete isto. Promete educação, saúde, previdência, segurança publica etc...

O Brasil é um país injusto. Não sou eu quem diz, é a própria constituição. Tá na lei. Tá escrito. Quer ver?! Olha só o que diz a constituição: “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, JUSTA e solidária” (Art. 3º).

[Tudo bem...a constituição é de 88, então cada um faça o seu juízo para dizer o quanto mudou para melhor o país.]

Quem lida com injustiça é o poder judiciário. É a sua especialidade. O poder executivo administra os bens públicos. O poder legislativo faz leis e fiscaliza o poder executivo. O poder judiciário diz o direito. É ele que deve em regra reparar as injustiças.

A despeito disto, toda política publica tem que ser pautada no ideário da justiça. Toda lei tem que ser justa. Mas quando dá problema e vivemos no problema desde os tempos da colônia, quem decide é o poder judiciário. Então a conclusão é nefasta:

A justiça é lenta, porque a injustiça social é interessante. Pra quem? .... Pra quem não depende de promessa de educação, de saúde, de previdência, de segurança publica... É a teoria da conspiração?! Sim, é a teoria da conspiração..

Nenhum comentário:

Postar um comentário