terça-feira, 21 de julho de 2009

Emerson Gomes palestra para pescadores em São Paulo

No próximo dia 25 de julho, o advogado do escritório Pugliese e Gomes, Emerson Souza Gomes, ministrará a palestra “Exercício da Cidadania” em Cananéia (SP). O evento que será realizado na Colônia de Pescadores Z9 Apolinário de Araújo, tem como objetivo, orientar toda comunidade que depende direta ou indiretamente da pesca artesanal, apresentando os meios legais para garantia dos direitos inerentes à profissão. O evento gratuito e aberto será na sede da entidade, localizada na rua Silvino Araújo, nº 85, Centro, em Cananéia (SP) às 19h.

Como representante jurídico da Colônia de Pescadores Z9 Apolinário de Araújo, Emerson diz que “a idéia é propor um bate-papo com os pescadores, que não sabem como fazer valer seus direitos.” Ele tem atuado junto a instituições do terceiro setor e abordará temas que ainda geram dúvidas, como Seguro Defeso, Ministério da Pesca e a autonomia das Colônias de Pescadores.
(Fonte: Pugliese e Gomes Advocacia)

2 comentários:

  1. caro emerson, sou pescador de pelotas RS, aqui a situação e completamente igual aos descritos em seus artigos, mas infelismente poucos como nós temos coragem e conhecimento para discutir as politicas publicas sobre a pesca artesanal.

    adicionei uma artigo seu em meu blog, por me identificar completamente no mesmo.

    http://emersonz3.criarumblog.com

    podemos trocar informações sobre a situação da pesca artesanal aqui no extremo sul do rio grande do sul com o resto do pais.

    forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. caro emerson, divido com voce a insatisfação aqui no estuario da lgoa dos patos.
    segue abaixo carta enviada a presidenta dilma.

    forte abraço.

    “A ultima das ultimas”.

    Recebi hoje a pior noticia que se pode esperar de um governo feminista, o Ministério do Trabalho e Emprego acaba de trancar o seguro defeso das mulheres pescadoras do estuário da lagoa dos patos.

    Como pode ter tanta insensibilidade um governo que se diz democrático e dos desfavorecidos, cada vês mais me convenso que cometi o pior erro da minha vida, que foi acreditar nas proposta de igualdade do governo Dilma, uma mulher que com nosso apoio ganhou a presidência da republica, e hoje ceifa o direito de nossas mulheres pescadoras.

    Como se já não baste se a ineficiência do Ministério da Pesca e Aqüicultura, agora engolimos goela baixo esse desbarate do Ministério do Trabalho, até onde vai essa total incompetência.

    Isto não ficara assim, tomaremos providencias convincentes contra esse governo desleal contra sua própria sociedade.

    O Brasil tem milhões para ajuda internacional, mas não tem respeito em manter seu próprio povo, principalmente os mais desprovidos de recursos como à pesca artesanal, indígenas e quilombolas.

    Semana que vem ocuparemos a BR 116 na entrada da ponte para a cidade de Rio Grande, por tempo indeterminado, não descansaremos até que medidas urgentes sejam tomadas para resolver este impasse de total incompetência e deslealdade com uma categoria que com todas suas dificuldades saiu e sacudiu suas bandeiras para por este governo que ai se encontra, éramos situação, hoje pelo que sinto nos tornamos oposição a este governo pragmático onde tudo sobre a pesca gira em torno da indústria e o comercio desfavorecendo e ceifando os direitos dos pescadores artesanais ao extremo.

    Onde pensam que estão se esquecem que em menos de dois anos bateram em nossas portas a procura de apoio para se reelegerem, mas, se enganam se terão apoio.

    O M.P.P. A (Movimento dos pescadores profissionais artesanais), não se calara a nem uma injustiça firmada por quem for, cresce aqui mais uma magoa a este governo que ajudamos a ocupar o lugar que se encontra, mas se envorganha a cada dia por isto, seus membros a cada dia se desfiliando de seus partidos envergonhados de assumirem que apoiaram e lutaram acreditando em um projeto de responsabilidade e lealdade aos menos favorecidos, fomos enganados, o ex-presidente Lula com certeza já mais deixara isto acontecer ainda mais depois de reconhecer o direito da mulher pescadora.

    Sentimos saudades de Lula e de Altemir Gregolin, com eles se podia contar.



    Atenciosamente.

    EMERSON CLAITON DA SILVA REDU-
    -Coordenador M.P.P. A região sul do Rio Grande do Sul.

    Pelotas, 22 de julho de 2011.

    ResponderExcluir